quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Só garotos...



A primeira vez que ouvi falar deste livro foi após ler, através do Facebook, a recomendação entusiasmadíssima de Xico Sá (Ali sabe das coisas!). Foi um dos melhores livros já lidos por mim nos últimos tempos. Que leitura comovente! De uma verdade tão crua que nos remete ao estilo rodrigueano de a vida como ela é.   

Só garotos é uma autobiografia cativante escrita pela artista Patti Smith, que revive sua história ao lado do fotógrafo Robert Mapplethorpe, enquanto os dois tentavam ser artistas e transformar seus impulsos destrutivos em trabalhos criativos. Eram jovens que se amavam, passavam fome juntos e não podiam viver separados. O relato de Patti traça a metamorfose pessoal e artística do casal.

Nascida numa família pobre de Nova Jersey, Patti Lee se muda para Nova York aos 20 anos, após entregar seu filho para adoção. Ela parte em busca da arte, na década de 60, e vivencia de perto o auge da contracultura norte-americana. Leitora de Rousseau e devota da poesia transgressiva de Arthur Rimbaud e dos beatniks Allen Ginsberg e Jack Kerouac, Patti Smith, de 64 anos, é uma intelectual do rock.

Mapplethorpe ficou famoso por seus retratos nada convencionais. Sua principal modelo foi Patti Lee: de  terno, hippie, coberta com lençol indiano, etc. - o que importava era registrar a essência por trás daqueles trajes. Só garotos mostra a trajetória de dois talentosos artistas em busca da arte e da liberdade. Dois jovens artistas que, em nome da estética e da vanguarda, apostaram na ousadia para impor uma arte vigorosa em oposição ao mundo massificado da indústria cultural.

O livro é verdadeiro desde a primeira linha quando ela diz: “Tem gente que nasce rebelde”. É comovente pela sinceridade destemida da artista, que revela suas fragilidades com uma coragem arrebatadora. Nele, não há julgamento de ideias, nem de atitudes. É um livro que fala de amizade, lealdade e cumplicidade, de uma forma tão nobre e intensa que nos leva às lágrimas! De tirar o fôlego, no sentido mais literal do termo!

2 comentários: