quarta-feira, 21 de setembro de 2011

The british style...


Ultimamente os ingleses estão em altíssima lá em casa. Já falei em algum post desses que eu tenho uma relação bipolar com Paris e Londres. Pelo que vocês vão ler hoje, o meu humor e amor pendem para o refinado The english style. E olhe que tenho uma certa propriedade quando o assunto é Londres!

Ao longo de várias gerações, a Inglaterra se destaca nas artes, na música, na moda, na vanguarda e na literatura. Eu só deixaria a culinária do lado de fora dessa lista, embora hoje eles torçam o nariz com essa afirmação. Ok! Há alguns pratos típicos legais, mas longe de ser uma referência gastronômica, apesar de os chefs midiáticos terem elevado o status da cozinha inglesa. Não posso falar de Londres sem ao menos citar o meu adorado “Hero” David Bowie e o refinado Oscar Wilde (tudo bem, o poeta era irlandês, mas passou a vida na sua Londres querida). Mas, para não me prolongar muito, ficarei apenas no cinema.

Ultimamente tenho visto ótimos filmes britânicos. Quando vou a uma locadora, utilizo alguns critérios de escolha quando não sei ao certo o que pegar, como premiados, europeus e cult. Mas, o critério de incluir filme britânico numa alta categoria tem dado muito certo. Mesmo sendo uma produção recente, de 2008, nunca tinha ouvido falar no filme A Vida num só dia. Utilizando-me dos requisitos acima expostos, arrisquei. E valeu a pena! Sobretudo numa sexta-feira chuvosa, regada a um bom vinho com meu maridão ao lado. (As feministas me desculpem, mas ter marido é legal!)

A Vida num só dia é uma bela história dentro de uma charmosa produção. E, antes de tudo, despretensiosa! Talvez esse seja o maior atributo do filme, que começa com uma elegante trilha sonora. A primeira cena, bem peculiar, mostra a Miss Pettigrew (o nome dela é o título original do filme), uma governanta sendo despedida pela enésima vez depois de 20 anos trabalhando para a mesma família.

Estamos falando de uma Londres efervescente culturalmente na década de 40. Após roubar uma indicação de sua agência de emprego, Miss Pettigrew assina para trabalhar com a Srta. Lafosse, jovem oportunista que se relaciona com três homens, sendo dois por interesse e um por amor. E o dia em que passam juntas vai transformar as suas vidas para sempre.

A bela fotografia de John DeBorman, ao som de ótimas canções da época, nos leva a uma Londres nostálgica e, talvez por isso, ainda mais charmosa. O figurino é demais. E logo eu que adoro um look retrô! A alegria do filme é contagiante justamente por sua energia, música e ótima condução. Sim, é comédia. Sim, é romance. E sim, o final é clichê. E talvez por isso seja um ótimo programa para casais. Não, não apenas para casais, not at all! Reformulando. Talvez por isso seja um ótimo programa para os que querem celebrar a vida, apreciando o que ela tem de melhor a nos oferecer!

Um comentário:

  1. VIII CONCURSO PLÍNIO MOTA DE POESIAS 2011 (MACHADO-MG). FALEM COMIGO!

    A ACADEMIA MACHADENSE DE LETRAS (Machado-MG) comunica que estão
    abertas as inscrições para o VIII Concurso Plínio Motta de Poesias, do
    ano 2011.
    Entrem em contato para adquirir o Regulamento:
    a/c Carlos Roberto machadocultural@gmail.com
    ESTE CONCURSO ESTÁ ABERTO PARA TODOS!

    OBS: O VALOR DA INSCRIÇÃO ( 2 REAIS) PODE SER COLOCADO DENTRO DO ENVELOPE COM AS 6 CÓPIAS DA SUA POESIA.

    ResponderExcluir