sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Os filmes do meu Moleskine!


Os filmes do meu Moleskine!

Quem me conhece sabe que, além dos livros, o cinema é outra grande fonte de prazer. Meu amor pela sétima arte é tão grande que há um ano resolvi organizar os filmes da minha vida. Comprei um catálogo de filmes, da Moleskine, com ordem alfabética, comentários e tudo que uma boa apreciadora do cinema precisa. Nele, tenho tentado registrar os filmes mais marcantes.

Além de anotar para não esquecer, esse catálogo “tudo de bom” tem me ajudado na escolha dos filmes para o cineclube que coordeno na Faculdade Pernambucana de Saúde. Aliás, é um projeto muito bacana! A gente utiliza a linguagem e a estética do cinema como espaço para reflexão. O mais legal deste projeto da FPS, que já foi premiado e selecionado para apresentações em importantes congressos, é o envolvimento dos alunos. As discussões são muito ricas e o entusiasmo deles é contagiante.

Tenho pensado em alguns filmes legais para rever e que ainda não foram exibidos no cineclube. Lá vai uma pequena lista do meu Moleskine. By the way, qualquer contribuição é bem-vinda! Aguardo sugestões por email, face ou por aqui mesmo!

Merci!

Os filmes...
Minha Vida de Cachorro (Lasse Hallström)
A trilogia de Krzysztof Kieslowski, sobretudo, a Liberdade é Azul!
Amores Expressos (Wong Kar-Wai) – Vou postar sobre este diretor que, em minha opinião, é um dos maiores cineastas contemporâneos!Amor à Flor da Pele (Wong Kar-Wai)
O Touro Indomável e Taxi Driver (Martins Scorsese)
O Homem Elefante (David Lynch)
Nashville (Robert Altman)
Gritos e Sussuros (Ingmar Bergman ) – Já exibimos o Sétimo Selo e Morangos Silvestres. Este diretor é um dos meus prediletos!
Traídos pelo Desejo (Neil Jordan)
Quatro Casamentos e um Funeral (Mike Newell) – Neste filme fui apresentada à poesia de W.H. Auden, a quem amo!

“Stop all the clocks, cut off the telephone,
Prevent the dog from barking with a juicy bone,
Silence the pianos and with muffled drum
Bring out the coffin, let the mourners come”. (W.H. Auden)

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Exclui seu comentário sem querer, Renata,foi mal. Republicando: "Adorei este post! Por que você não exibe Tomates Verdes Fritos. É sobre amizade, lindo filme! parabéns, Lolô.
    Renata"

    ResponderExcluir
  3. Sugestão:O discurso do Rei / Bravura Indômita
    Silvia.
    Belo texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. meu voto vai pra Dogville! Renan

    ResponderExcluir
  5. adoro o seu blog. Sinto falta que você deveria escrever mais. um abraço. Antonio.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela coordenação do Cineclube da Faculdade Pernambucana de Saúde!

    Parabéns tb pela sua lista! Deixo agora 2 sugestões:
    "Invasões Bárbaras"
    "Cinema Paradiso"

    ResponderExcluir