sábado, 12 de novembro de 2011

A nova cara da música pop francesa!



Uma das coisas mais legais na Aliança Francesa é que a gente fica sempre em dia com o melhor da França. Talvez Bertrand Betsch seja uma descoberta apenas para esta que vos escreve. De qualquer forma, é uma novidade que vale uma postagem. O artista da vez, pelo menos aqui no blog, é esse cantor, compositor e escritor de origem francesa, nascido em 1970.  

Na verdade, Bertrand Betsch surgiu no final dos anos 90, mas não conseguiu sucesso de imediato. Ele só teve uma projeção com o lançamento, em 2004, do álbum Pas de Bras, Pas de Chocolat (livre tradução: Sem braços, nem chocolate) e quando foi finalista, no ano seguinte, do prestigiado Prix Constantin, onde interpretou Tournicotons, deste mesmo trabalho, o que lhe rendeu uma boa notoriedade.  

Depois, ele traçou seu caminho longe dos refletores. Aliás, felizmente Bertrand Betsch é um daqueles artistas considerados sofisticados pela crítica, mas que não são midiáticos. Outra característica que me agradou bastante.

Bertrand tem um estilo meio minimalista, meio sintético que me soou inovador. A melancolia presente no seu trabalho é um traço característico nele que eu adoro. E tem mais, para os aprendizes da língua francesa - como eu -, Bertrand Betsch é perfeito: a sua pronúncia e a entonação de voz são excelentes para o nosso ouvido de aprendiz! Taí uma boa pedida! Quem quiser saber mais sobre o artista, basta ir ao http://www.bertrandbetsch.fr

Ah, ele acabou de lançar Le temps qu’il faut  através do seu próprio selo 3h50. Superbe! 

Clique aqui para ver a música Por une chance

Mas o que eu estou escutando sem parar é esta pequena apresentação do Bertrand Betsch feita ano passado em Lyonhttp://dai.ly/aLjYX7




Nenhum comentário:

Postar um comentário