sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O jardim de inverno de Henri Salvador



Um dos artistas mais elegantes de todos os tempos é, sem dúvida, Henri Salvador. O cantor e compositor nascido na Guiana Francesa, e falecido em 2008 aos 90 anos, tinha uma ligação forte com o Brasil, tanto que seu último álbum foi gravado e finalizado em terras tupiniquins, dois anos antes da sua morte. Para seu derradeiro trabalho, convidou o violoncelista mais  requisitado pelos mestres da MPB, Jacques Morelenbaum, para fazer os arranjos do disco.

Em mais de 60 anos de carreira, Salvador cantou com muitos nomes importantes da música mundial, inclusive com brasileiros como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Rosa Passos. De estilo personalíssimo, a música dele é uma mescla de chanson française e jazz. Aliás, dizem que ele foi a maior influência de Tom Jobim para criar a bossa nova no final dos anos 50. Reza a lenda que isso se deu após o Maestro Soberano ter escutado, através de um filme italiano, a canção Dans mon Ilê, também gravada por Caetano.

Dentre tantos sucessos, destaco algumas Tu Sais Je Vais T'aimer, Jardin d'hiver, Aime-moi, e Jazz Méditerranée.

Uma curiosidade que poucos sabem é que Henri colaborou em dois filmes da Disney. Na versão francesa, o simpático camarão Sebastian, da Pequena Sereia, ganhou a voz dele, que também fez uma versão para o Rei Leão.

A música Jardin d´hiver é tudo de bom, para escutar sem parar. Amo!

Um comentário:

  1. Também adoro Henri Salvador! Parabéns pelo blog, Juliana, é muito legal e agradável. Adoro! Carla

    ResponderExcluir