quinta-feira, 13 de outubro de 2011

The British Style II – Persuasão


Simplesmente adoro os filmes ingleses de época, sobretudo aqueles baseados nos romances de Jane Austen, tão ricos em sentimentos. Recentemente, assisti ao delicado Persuasão. Absolutamente encantador! Só para lembrar que os ótimos filmes Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade são inspirados nos livros de Austen. Através da sua escrita, a autora critica com maestria (e ironia) o comportamento conservador da época.

Jane Austen dispensa recomendações. Persuasão é uma linda história de amor inicialmente intensa, depois totalmente desprezada e, por fim, sucumbida até chegar à redenção. Apesar de soar clichê, a intensidade de seus personagens e a crítica aos padrões morais da época afastam qualquer ideia de lugar-comum, mesmo a história e os personagens nos parecendo tão familiares.

O enredo gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Muitos anos depois, quando sua família entra em bancarrota total, Anne reencontra Frederick, agora cortejando a sua amiga e vizinha, Louisa.

Persuasão é uma simpática história de amor, de trama simples e bem elaborada, e mostra o estilo de narrativa irônica de Jane Austen. Além disto, é original pelo fato de ser uma das poucas histórias da escritora que não apresenta a heroína em plena juventude. A história é situada em Bath, um balneário romano termal ao norte de Londres, onde Jane Austen viveu entre 1801 e 1805 e onde eu e minha irmã Mamá quase congelamos na neve em plena praça, durante um rigoroso inverno inglês de janeiro de 2001. De fato, um belo cenário inglês! Lovely!



3 comentários:

  1. Ju, vou assistir esse com certeza! Adoro Jane Austen e por sinal, Orgulho e Preconceito é um dos meus romances favoritos!!! Inclusive já o assisti várias vezes na Sky e também Razão e Sensibilidade. Mas Persuassão eu não conhecia.

    Bjs,
    Pat Maranhão

    PS - epEstou adorando seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Eita Ju,eu não mas tu quase congelasse em Bath. Depois de andarmos umas 3 horas(eu ja tava morta) em busca da casa de Jane(oia a intimidade),vc ficou com o pé molhado(de tenis na neve,coisa de matuta msm).Não me esqueço da cena,vc enrolando os pés com papel higienico e eu pendurando suas meias na lareira(varal no pub).Depois de tanta roubada,íamos dormir por lá e começamos a ver cartazes q diziam" mulheres não andem desacompanhadas depois das 22 hrs". Voltamos p Londres e da casa de Jane Austen eu nunca mais esqueço.

    ResponderExcluir
  3. que bom, Pat. Pelo visto temos muito em comum. um beijo grande! Mama foi uma aventura a nossa ida a Bath, inesquecível.

    ResponderExcluir