Não estava prevendo escrever nada hoje, mas diante do que tenho escutado e lido a respeito do movimento do grupo Direitos Urbanos, que hoje ocupou o Cais José Estelita, resolvi me manifestar.
Na verdade, é uma indicação de um pequeno manifesto num momento bastante oportuno. Uma sugestão, sobretudo, para os que são contra e que zombam da grande mobilização de hoje (15) no Cais José Estelita.
Leiam urgentemente INDIGNAI-VOS, de Stéphane Hessel. Com mais de 90 anos, este filósofo belga e ativista faz um apelo ao envolvimento social e político em nome da emoção suscitada pelas injustiças. Comprar este pequeno livro, por si só, já é um ato militante, um gesto de comunhão, de participar de uma emoção coletiva.
E por falar em emoção coletiva, a mobilização #ocupeestelita de hoje foi uma mostra de uma sociedade que se ressente do vazio ideológico, da ditadura do mercado financeiro, das injustiças sociais, da concentração de renda, dos desmandos do poder. Uma sociedade que se ressente porque sabe que tudo isso ameaça fortemente a paz e a democracia.
No texto, Hessel diz: “As razões para se indignar podem parecer atualmente menos claras, ou o mundo demasiado complexo. Quem manda, quem decide? Nem sempre é fácil distinguir as correntes que nos governam. Deixamos de ter contato com uma pequena elite cujas atitudes compreendíamos claramente. É um vasto mundo, que sabemos bem ser interdependente. Por isso, a indignação é a chave do compromisso”
Tenho pra mim que o grupo Direitos Urbanos está na direção certa e eu quero caminhar na mesma direção desses ventos que surgem no Cais José Estelita!
Parabéns #ocupeestelita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário